MORE-V | Início

Mecanismo Online para Referências

Estilo Vancouver!



BEM VINDO!


O que é o MORE?

O MORE (Mecanismo On-Line para Referências) é uma ferramenta disponível na internet em que o usuário seleciona um dos tipos possíveis de procedência do material e após inserir os dados nos campos definidos, sendo necessário que os campos obrigatórios estejam preenchidos, e clicar em “Gerar Referência” o sistema converte os dados inseridos em uma referência respeitando as normas definidas.
O MORE-Vancouver é uma extensão do MORE-ABNT. O MORE-ABNT foi desenvolvido para contemplar as referências no estilo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é totalmente baseado na NBR 6023/2002, a qual é a norma da ABNT atualmente em vigor. Para acessar o MORE-ABNT utilize o link: www.more.ufsc.br.

O que é o Norma Vancouver?

A primeira norma publicada foi em 1979, e foi criada por um pequeno grupo de editores de revistas médicas que reunido em Vancouver (Canadá), para estabelecer diretrizes para a formatação de manuscritos para publicação em suas revistas. O estilo Vancouver inclui também os formatos para referências desenvolvidos pela National Library of Medicine dos Estados Unidos da América (NLM). Este pequeno grupo de editores se transformaram na Comissão Internacional de Editores de Revistas Médicas - International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), e reúne periodicamente para as atualizações necessárias, assim como a ABNT faz no Brasil.

Onde é aplicada a Norma Vancouver?

Uma vez que o estilo ABNT engloba todas as ramificações de estudos presentes no Brasil, o estilo Vancouver é voltado para área da saúde, principalmente nas áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia. Para conhecer mais sobre o a norma no estilo Vancouver acesse o site do ICMJE pelo link: www.icmje.org, o conteúdo do site encontra-se em inglês.

Vale lembrar que o MORE-Vancouver ainda esta desenvolvimento. Logo, sugestões são sempre bem vindas e o sistema não está no mesmo nível de abrangência do que o MORE-ABNT.